História

História

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA NO BRASIL

A origem da Assembléia de Deus – Ministério de Madureira, se confunde com a própria origem das Assembléias de Deus no Brasil, haja vista, a     participação fundamental de Paulo Leivas Macalão ( maior compositor de hinos da Harpa Cristã. com 469 hinos com inicias P.L.M), e fixou trabalho na capital do país, na época, o Rio de Janeiro. Paulo Macalão converteu-se ao evangelho aos 18 anos ao caminhar pela rua São Luiz Gonzaga, São Cristóvão, Rio de Janeiro, lendo um folheto bíblico que a providência divina, fez colar à sua perna atingida pelo vento. O Pai, general do Exército, decepcionado com a opção religiosa do filho mandou-o para a casa dos tios que residiam em Campo Grande – Rio de Janeiro.

Nada, porém, conseguiu dissuadi-lo da fé em Jesus Cristo, que transformara integralmente sua vida. Em 1923, soube das notícias do grande avivamento pentecostal que ocorrera em Belém do Pará em 1910, com a chegada dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg. Paulo Macalão escreveu então para o Missionário Gunnar Vingren, pedindo-lhe que enviasse à capital do país um mensageiro das boas novas do movimento pentecostal, denominado Assembléia de Deus.
Atendendo a seu pedido, Vingren transfere-se com sua família para o Rio de Janeiro e registra a Assembléia de Deus em território fluminense em abril de 1924, tendo sempre como colaborador o jovem Paulo Leivas Macalão Em 1926 iniciou-se o trabalho de Paulo Leivas Macalão no Rio de Janeiro, com um crescimento vertiginoso. Em 17 de agosto de 1930, na igreja Assembléia de Deus do Rio de Janeiro, Gunnar Vingren e Lewi Petrus, pastor da maior igreja pentecostal da Europa naqueles dias, em Estocolmo, consagram ao pastorado o jovem Macalão, cuja chamada Deus já havia confirmado, dando-lhe plena liberdade para criar seu ministério e evangelizar seu país.
Por orientação do missionário Gunnar Vingren, Paulo Leivas Macalão inicia a evangelização dos subúrbios da Central do Brasil logo no inicio de sua fé, começando por Realengo, Bangu, Santa Cruz, etc. No bairro de Madureira, num salão da rua João Vicente, nº 7, o trabalho viria a estabelecer-se como sede do seu ministério, Do Bairro de Madureira Paulo Macalão iniciou a evangelização em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, e, principalmente, o estado de Goiás, que ainda não conhecia a obra pentecostal.

A EXPANSÃO DO MINISTÉRIO DE MADUREIRA
Com igrejas espalhadas em todo território nacional, mantendo um vinculo fraterno e peculiar de unidade entre as mesmas, o pastor Paulo Macalão funda em 1958 a Convenção Nacional de Madureira, para assegurar a unidade do trabalho, haja vista a fragmentação que ocorria em outros ministérios, tornando com este ato o ministério de Madureira ainda mais unido e coeso, organizando convenções regionais nos estados e regiões do país.
Com a fundação da Convenção Nacional de Madureira, o patriarca, criou o instrumento que asseguraria a estabilidade da Igreja, garantindo a comunhão fraternal, espiritual, doutrinária e institucional do Ministério de Madureira.
Nos principais acontecimentos das Assembléias de Deus no Brasil, o Ministério Madureira sempre esteve na vanguarda, graças ao grande trabalho de Paulo Leivas Macalão, como expoente da fé pentecostal no Brasil.
Mesmo entre os crentes e obreiros de outros ministérios e até outras denominações o nome de Paulo Leivas Macalão, patriarca das Assembléias de Deus no Brasil e fundador do Ministério de Madureira é sempre lembrado com respeito e carinho, não só pelos ensinos ministrados no decorrer dos 52 anos de pastorado, mas principalmente pelos hinos de sua autoria, mais de duzentos do maior hinário pentecostal do país, a Harpa
Em 26 de agosto de 1982 Paulo Macalão para a Glória, deixando um imensurável legado missionário e milhares de igrejas plantadas. O Bispo Manoel Ferreira deu continuidade ao trabalho do fundador do Ministério de Madureira fortalecendo sua atuação em todos os aspectos.
Até 1989 o Ministério de Madureira, mesmo tendo sua convenção nacional de igrejas filiadas, era filiado à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil ? CGADB.    Neste mesmo ano, em razão do Estatuto da CGADB não permitir que os ministérios a ela filiados possuíssem entidade de abrangência nacional, os membros do Ministério de Madureira se desligaram da Convenção Geral, fortalecendo assim a CONAMAD, hoje com cerca de 2 milhões de membros no Brasil e exterior. A separação administrativa da Convenção Nacional de Madureira da CGADB, acrescentou ao ministério um novo ímpeto de expansão e crescimento.

ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA – EM CENTRAL -BA

 

 

O ÍNICIO

A origem da igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira em Central -Ba, teve Início no dia 31 /12/2000, pelo saudoso Pr.  Ismênio Nunes Machado (In Memoriam) e sua Esposa Miss. Irani Machado, (hoje do campo  Brás São Paulo).


Ismênio Nunes Machado (In Memoriam)
Fundador do Ministério Madureira Em Central-Ba

O primeiro culto foi realizado na residência da saudosa irmã Julia Gonçalves da Silva( in memoriam) e seu esposo Reinaldo P. Albano.

Nesse culto estiveram presente o Pastor Ernanes, sua esposa Miss. Gicélia Ramos, sua filha Queila , Pr. Ismênio Nunes Machado,Miss. Irani Machado, Dc. Adilton e o Irmão Egídio dirigente na época, da congregação do Milho Verde.

O CRESCIMENTO

Apartir de então a Igreja passou por um grande avivamento, onde dezenas de pessoas aceitaram a cristo, dia após dia, com cultos nos lares depois foi alugado um pequeno salão na rua Ruy Barbosa   , onde o pequeno salão não comportava os novos convertidos,irmãos e visitantes, eu sou testemunha do grande avivamento naquele pequeno salão (Ev. Erenaldo).

MOMENTO DÍFICIL

Em 2002, a igreja foi surpreendida com o falecimento do Pioneiro Pr. Ismênio recolhido pelo Senhor. Assume o comando da Igreja sua Esposa Miss. Irani Machado, que, além de manter a pujança do trabalho nos anos em que esteve à frente da igreja, ampliou as estruturas da Igreja em todos os aspectos. Com a saída da Miss. Irani à igreja passou por muitos momentos difíceis, porém se manteve de pé. e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (igreja) Mt 16:18c

 

ATUALIDADE

Hoje a Regional de Central , Está Localizada na Avenida João Durval Carneiro N º 687, pertence ao Campo de Anápolis – Go Presidida pelo Pr. Bertiê Adais Magalhães. A Igreja local conta com 3 congregações: Central, Nova Vista e Milho Verde , dirigida pelo Pr. Apolônio desde 2006.